terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O Poder das Mãos



Numa tarde ensolarada de quinta feira, 
estava eu lá, tendo o privilégio de conversar com a dona Josefa;
uma senhora amiga de 86 anos de idade, apesar de seu corpo está frágil devido seus problemas de saúde, dona Josefa tem uma cabeça lúcida. Imaginei-me aos 86 anos. Como seria meu futuro?
Mas, continuando...
Naquela tarde, aquela conversa foi ficando cada vez mais agradável;
ela me falou do seu tempo de menina, de quando se casou, E da maneira que educara a sua família. Dona Josefa, cozinheira de mão cheia, me contou alguns segredos do mundo fantástico da culinária;
estendeu para mim um caderninho de receitas onde havia segredinhos e receitinhas do tempo da vovó, 
e folhando o caderno com muita atenção, eu disse: - Que poder temos nas mãos!
Dona Josefa sorriu de repente e me disse: - Filha, agora fiquei contente, pois, suas palavras me fizeram lembrar de um escritor que a muito tempo, fez um poema que ao ler fiquei feliz, ele, por meio do texto, falava, que o poder na mão estava.
Eu radiante e ansiosa disse: - Dona Josefa, recita para mim o poema.
Ela disse um pouco cansada: - Não me lembro quase nada, 
eu só sei que ele dizia que com as mãos podemos criar.
Continuemos o poema; e a dona Josefa com a voz trêmula, começou a falar: - Eu só sei que mãos são para o afeto, que acaricia desde os meus filhos até meus bisnetos!
E eu sorrindo baixinho, completei o poema depressa, como alguém que tem pressa, para o encanto não acabar: 
- Mãos que criam, mãos que iluminam,
mãos que exaltam, mãos que abatem,
mãos que no papel expressam maravilhas da terra e do céu,
mãos que podem levar para o inferno ou para os céus
e, entre milhares de palavras, ficamos ali criando versos e mais versos.
Na tarde de quinta, tarde de encantos;
falamos das mãos que tem milhões de funções e, chegamos a conclusão, lembrando do escritor, que se perdeu no tempo
mas, na cabeça da dona Josefa vinham a tona lembranças daquele tempo...
Pode passar o tempo e as coisas mudarem de lugar, mas, sempre haverão mãos para ferir e para curar.


Ely Monteiro
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário